Nidus

Vamos falar de Pro du ti VIDA de ??

Ano novo, lista de metas nova, e lá está a famosa frase em um dos ítens: “AUMENTAR MINHA PRODUTIVIDADE EM 2022”.

Estamos habituados a buscar resultados, conquistar metas de crescimento, entregar projetos, aumentar números e por aí vai…
Mas você já parou para pensar quanto de VIDA está produzindo nessa sua busca incessante por produtiVIDAde?

Alguma vez você já se deu conta que existe a palavra VIDA dentro da produtividade?
Esse papo pode até parecer romântico, mas já te adianto, NÃO É.

Esse papo é sobre saúde, sobre o futuro e principalmente, sobre o presente!
Esse papo é sobre você se perguntar até que ponto vale a pena correr contra o tempo para aumentar números, entregar projetos e “dar conta de tudo!”, se na verdade fazendo isso você está sempre ocupado demais para aproveitar e VIVER cada momento.

Os dias vão passando, sem perceber você vai esticando o horário de trabalho (principalmente agora que o trabalho está dentro de casa), vai deixando o exercício físico para “amanhã”, pedindo ajuda com as crianças, cancelando o Happy Hour, deixando de ver aquele filme legal, adiando o passeio do fim de semana, respondendo bem rapidinho o whatsaap na hora do jantar, esquecendo de perguntar como foi o dia das pessoas que mais ama… e quando se dá conta, a quantidade de tempo (tempo de qualidade) que você passa com as pessoas que escolheu viver, -ou até mesmo cuidando de você- é muito pequena.

Quando você se dá conta, a semana acabou e você não dedicou quase nenhuma hora da sua semana inteira à sua própria vida.
É claro que trabalhar é dedicar horas para nossa vida. É claro que a frase que crescemos ouvindo, “O trabalho enobrece o homem”, é verdadeira.
MAS, calma. Respira. Não é apenas para isso que estamos aqui, então, avalia e talvez, desacelera.

O trabalho enobrece, é necessário, é uma dádiva, é o nosso propósito enquanto comunidade e nos possibilita fazer coisas incríveis.
Mas a pergunta é: Você está disponível para realizar essas coisas incríveis?
Como por exemplo cuidar semanalmente da sua saúde, curtir um tempo com a família ao ar livre, ler seu livro preferido, contemplar a natureza sem nada pra fazer, ou então visitar seu família?

Esses são apenas alguns exemplos da VIDA que talvez podemos estar deixando de produzir, em troca de uma produtividade. E aí sim, nesse caso sem a caixa alta.

Se você estiver lendo esse artigo antes de 24/02/22 e ele fez fez sentido, tenho um convite super especial:
Estarei dia 24/02/22 às 16h, aprofundando sobre esse tema em um workshop realizado pelo programa SER SC.
Se quiser vir comigo nesse dia especial, acesse o link e se inscreva: https://www.sympla.com.br/evento-online/produtividade-existe-equilibrio-entre-a-vida-pessoal-e-profissional/1458637
Será um prazer imenso te encontrar lá!

Duda Werner