Inovalab

Um objetivo compartilhado para 2021: ampliar o repertório

Olá amigos leitores do NIDUS, este é o primeiro artigo de 2021, e como toda a mudança de ano e renovação de ciclo, chegam também as novas resoluções, promessas e objetivos. Você já deve ter estabelecido algumas metas que, sejam grandes ou pequenas, trazem fôlego e esperança para enfrentar os novos desafios.

Em artigo anterior, listei 07 dicas para você se manter motivado. Vale (re)ler para lembrar alguns pontos importantes, dentre eles aquele fundamental e talvez o mais legal – comemorar as conquistas alcançadas! Mas como ainda é cedo para falar em comemorações, vamos voltar ao primeiro parágrafo deste texto e conversar sobre objetivos, aliás de um em especial: ganhar repertório.

Pessoalmente gosto muito da palavra “repertório”. Ela me soa muito bem aos ouvidos, chama atenção ao lê-la e parece que sempre vem acompanhada de alguma coisa boa. No âmbito deste texto, ela estará acompanhada da palavra sociocultural. Pois bem, o objetivo que quero compartilhar e despertar nos leitores é o de ganhar mais repertório sociocultural.

O que é repertório sociocultural?

É o seu saber sobre as mais diversas áreas do conhecimento, que geralmente é obtido por meio de estudo,  experiências de vida e aprendizados de forma geral. Basicamente é o que você viveu e aprendeu até o momento, suas referências, crenças e bagagem.

Ter maior repertório significa ser capaz de lidar melhor com as mais diversas situações que se apresentam e extrair o melhor delas. Quanto mais conhecimento acumulado e cancha o indivíduo possui, certamente irá vislumbrar mais oportunidades e possibilidades.

Você já deve ter visto em algum lugar um questionamento do tipo: “que conselho você daria para seu eu mais jovem?” e ao refletir nisso, certamente daria um bom conselho, como o de estudar mais, ter feito “aquela” viagem e outros. Ter repertório é justamente isso, seu “eu” atual é mais vivido e maduro do que o anterior, possui mais conhecimento acumulado e tem uma visão ampliada.

E como ganhar mais repertório?

Abaixo umas dicas muito rápidas em formato de lista para prestarmos mais atenção e ampliarmos ainda mais nosso conhecimento nas mais diversas áreas.

  • Seja curioso 

Para você aprender coisas novas, pesquisar e buscar mais conhecimento, acima de tudo é preciso ser curioso. Gostou de uma frase que escutou? Pesquise a origem dela, seu autor, suas obras. Possui uma admiração por determinada pessoa? Busque saber sobre sua história, biografia, como alcançou seus objetivos, como alcançou o sucesso. 

  • Escute mais 

Demonstre interesse no que os outros têm para falar, escute suas histórias, aprenda com seu sucesso ou erros e absorva o conhecimento que o terceiro está transmitindo. Isso vai lhe trazer outros pontos de vista, experiências de vida e exemplos.

  • Leia mais e também assista filmes, documentários

Isso é algo que escutamos desde a infância e praticamos desde então, mas será que estamos fazendo o suficiente? Busque assuntos diversos, livros de outros gêneros, filmes de outro circuito e aprenda coisas novas.

  • Viaje!

Ganhar repertório tem relação direta com ter acesso a novas referências e nada mais novo do que viajar para um local desconhecido, que lhe apresentará nova culinária, geografia, arte, língua, música e outros.

  • Diga mais SIM para convites

Sabe aquela história de “ahhh vou ver”, “hoje estou cansado”, “quem sabe outro dia”.. Que tal tirar um pouco a preguiça do corpo e aceitar mais os convites e oportunidades que surjam neste 2021? Pense em quantas pessoas, histórias e experiências você irá acumular ao dizer mais SIM.

  • Busque experiências novas e diversas

Faça algo diferente, fora do seu círculo. Estude algo fora da sua área, faça um trabalho voluntário, entre em um site diferente, mude o trajeto. Novas coisas lhe trarão novos amigos, conversas e repertório.

Ampliar o repertório é portanto o grande desejo para o novo ano. Espero que também cative você caro leitor a buscar mais o novo, seja por meio de experiências, de escutar mais, estudar mais, fazer novos amigos e explorar mais as oportunidades vindouras. Sucesso para nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.