Nidus

SOBRE O NIDUS

CONECTADO COM VOCÊ

O NIDUS

Nidus, do latim ninho, um espaço acolhedor sob medida para aqueles que estão destinados a alçar grandes voos. Não seria legal se a gente tivesse um lugar assim para pensar e dar forma a ideias para o governo?

Este é o Laboratório de Inovação em Governo do Estado de Santa Catarina, vinculado à Diretoria de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Administração, promove conexão entre sociedade, startups e Governo do Estado.

Um hub de Inovação Aberta do Governo de SC, que conecta soluções de mercado a desafios do Governo do Estado de SC, oferecendo melhores serviços públicos para o cidadão e mais eficiência na gestão pública.

Nos dedicamos a resolver desafios transversais e setoriais encontrados por gestores de Santa Catarina, por meio do mapeamento de desafios e oportunidades, que nos permitem prospectar startups, conectar empresas e gestores públicos na jornada de desenvolvimento, contratação, implementação, escalonamento de soluções inovadoras, para os constantes desafios do Governo.

COMO PARTICIPAR

  • PARA ÓRGÃOS DO GOVERNO DE SC
  • PARA STARTUPS E EMPRESAS

O principal objetivo do Nidus é promover a inovação aberta no governo de SC, o que permite que todos os órgãos públicos do governo de SC, usufruam do ecossistema que o Nidus está inserido, gerando conexão com startups, a cultura de inovação e que estes desenvolvam novos métodos de desenvolvimento do setor público para melhorar o serviço que é entregue ao cidadão.

Estar imerso neste ecossistema, promove hubs necessários em inovação, para tornar o estado num living lab, permitindo a criação de soluções aplicadas aos problemas reais do estado de Santa Catarina, fazendo com  que as ideias sejam validadas e possam ganhar mercado, sejam repetíveis e escaláveis, de modo a gerar oportunidades de negócios aos participantes, impactando positivamente o mercado com o uso da tecnologia e modelos de negócios inovadores.

Dentre as alternativas observadas nos estudos de viabilidade, a utilização de hubs de inovação com verticais de governo desponta como a mais assertiva em termos de resultados e custos para o Estado. Essa decisão está baseada na visualização da dinâmica do próprio ecossistema de inovação, em especial o catarinense, que extrai com fluidez todas as potencialidades dos arranjos de inovação já existentes, tais como os laboratórios de inovação, incubadoras de startups, virtualizações, plataformas abertas, coworking, dentre outras. É fato que esses ambientes e conceitos já estão consolidados em território catarinense e o melhor caminho para o Governo é o do entrincheiramento com as entidades do ecossistema, sem sobreposição de projetos ou estruturas.

Este ecossistema proporciona a interação com todos os atores dos serviços públicos, permitindo trocas de conhecimentos e experiências, articulação de parcerias, entre outras iniciativas, trazendo para as empresas diversos diferenciais de mercado, e entregando para a sociedade negócios mais conscientes, que geram economicidade e que sejam  sustentáveis.

Nidus é uma extensão da Diretoria de Tecnologia e Inovação – DITI, da Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina. Atua em ciclos, que se valendo da metodologia específica, consegue definir e lançar os desafios e oportunidades às startups e assim promover a inovação aberta.

Programa de imersão do Poder Executivo no ecossistema de inovação catarinense, permite a troca de experiências e conexões, em especial com as startups e corporates.

O ciclo longo permite profundo conhecimento da metodologia, para que os órgãos participantes sejam capazes de aprender a metodologia e replicar no dia a dia do seu órgão.

O órgão já possui um desafio, o Nidus auxilia no mapeamento para extrair todas as informações e atua como um hub entre estado e startups, conecta diferentes partes do ecossistema em busca da melhor solução e fomenta um ambiente e uma cultura inovadora dentro do serviço público.

Este tipo de modelo além de o estado ganhar agilidade nas suas contratações e serviços prestados, apoia startups em seus empreendimentos inovadores, incentiva o empreendedorismo e a criação e exploração de novas tecnologias e modelos de negócio.

O ciclo híbrido é uma junção dos ciclos longo e curto, dura 12 meses e permite a mesma imersão na metodologia do ciclo longo, com sprints do ciclo curto, ou seja, entregas rápidas de soluções para problemas já identificados, com profundo conhecimento da metodologia, para que os órgãos participantes sejam capazes de aprender a metodologia e replicar no dia a dia do seu órgão.

Neste tipo de modelo o Nidus consegue ter uma visão geral dos possíveis pontos de inovação e estabelecer prioridades vinculadas a estratégia da instituição. Aqui os desafios são mapeados concomitantemente, com equipes diferentes, mas exige muito mais engajamento do órgão conectado.

De um desafio apresentado pelo Nidus, nasce uma chamada para se desenhar ou apresentar uma solução inovadora que atenda ao objetivo desejado pelo órgão participante.

O laboratório inicia deste modo, um movimento que engloba todo o ecossistema de inovação, promovendo não só a criação de soluções, mas a interação entre startups e os demais atores deste meio. Neste momento serão muitas cabeças pensando juntas com um objetivo comum, que deverá culminar no recebimento de inúmeras propostas. Deste longo trabalho, seguimos para a triagem das soluções inovadoras, no qual cada análise é feita de acordo com os critérios definidos previamente nos editais. Ao escolhermos a solução, passamos juntos a etapa que visa construir de maneira eficaz a implementação e a aplicabilidade desta no dia-a-dia catarinense.

Cada startup, empresa ou empreendedor pode se inscrever livremente, seja para fazer parte do banco de soluções do governo do Estado de Santa Catarina ou para desafios/editais específicos, nos quais deve observar os critérios estabelecidos.

Através da inovação aberta, conectamos a solução da startup aos atores e desafios do Governo de Santa Catarina.

As inscrições para se conectar ao Governo de Santa Catarina são contínuas, sendo que a proposta poderá originar-se na aba desafios, com o preenchimento do formulário no desafio selecionado, ou ainda, demonstrar uma solução inovadora para uma atividade, processo ou produto oferecido pelo estado de Santa Catarina.

COMO FAZEMOS?

  • Hub de Inovação nidus
  • Solções Inovadoras Para os
    Desafios do Governo
  • Conexão dos Gestores Públicos no
    ecossistema de Inovação

Nidus conecta diferentes atores do ecossistema de inovação, instituições governamentais, empresas, startups, negócios de impacto social, gestores públicos, parceiros, investidores e demais interessados em soluções inovadoras em Governo, além de desenvolver e disseminar conteúdos ligados a inovação no setor público.
Uma estrutura de apoio e conexão entre os desafios de governo e as soluções de mercado, realiza validações necessárias para potencial implementação junto a órgãos públicos.

Aceleração de empresas que apresentem soluções inovadoras para resolver desafios públicos enfrentados por órgãos do Governo do Estado de Santa Catarina, apoiando os negócios selecionados, fazendo conexões com os gestores públicos e realizando o acompanhamento da implementação e do escalonamento da solução.

Incentivo a mentalidade de inovação para os gestores públicos do Governo do Estado de Santa Catarina, realizar as conexões com a comunidade do empreendedorismo inovador e aplicar os mecanismos de implementação de inovação nas compras públicas.

LEGISLAÇÃO

IN SEA N.º 08 DE 17/06/2021

Dispõe sobre a criação do Núcleo de Inovação

DECRETO Nº 1098 DE 13/01/2021

Institui o Laboratório de Inovação Aberta de Santa Catarina - NIDUS

DECRETO Nº 842 DE 17/09/2020

Dispõe sobre contratação de soluções inovadoras

QUEM SOMOS

JORGE EDUARDO TASCA

SECRETÁRIO DO ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO

FÉLIX FERNANDO DA SILVA

DIRETORIA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

LUANA BAYESTORFF

COORDENADORA DO NIDUS

RENATA TONIAL

ANALISTA DE CULTURA E INOVAÇÃO

DANIELA DE ALBUQUERQUE

ANLISTA TÉCNICA NO NIDUS

ANDREZA DA SILVA

ANALISTA EM GETÃO DE PROJETOS

CORUJAS VOLUNTÁRIOS

DANIEL SANTO FILHO

LILIAN PETRONI

MARIANA DULTRA DOS SANTOS

MURILO PEDRO DEMARCHI

COLUNISTAS VOLUNTÁRIOS

ANDRÉ TAMURA

DUDA WERNER

JAILSON FRAZEN

JAISON FRAZEN

RAONY OSÓRIO

EX CORUJAS

AKIRA TOYAMA

FRANCIELI PARIZOTTO

LUIZ FERNANDO GESSER

MARIANA CARPES SILVA

RICARDO BRANDT