Nidus

UM LABORATÓRIO DE IDEIAS QUE NASCEM PEQUENAS, MAS QUE TÊM TUDO PARA VOAREM ALTO.

Para Órgãos do Governo de SC

O principal objetivo do Nidus é promover a inovação aberta no governo de SC, o que permite que todos os órgãos públicos do governo de SC, usufruam do ecossistema que o Nidus está inserido, gerando conexão com startups, a cultura de inovação e que estes desenvolvam novos métodos de desenvolvimento do setor público para melhorar o serviço que é entregue ao cidadão.

Estar imerso neste ecossistema, promove hubs necessários em inovação, para tornar o estado num living lab, permitindo a criação de soluções aplicadas aos problemas reais do estado de Santa Catarina, fazendo com  que as ideias sejam validadas e possam ganhar mercado, sejam repetíveis e escaláveis, de modo a gerar oportunidades de negócios aos participantes, impactando positivamente o mercado com o uso da tecnologia e modelos de negócios inovadores.

Dentre as alternativas observadas nos estudos de viabilidade, a utilização de hubs de inovação com verticais de governo desponta como a mais assertiva em termos de resultados e custos para o Estado. Essa decisão está baseada na visualização da dinâmica do próprio ecossistema de inovação, em especial o catarinense, que extrai com fluidez todas as potencialidades dos arranjos de inovação já existentes, tais como os laboratórios de inovação, incubadoras de startups, virtualizações, plataformas abertas, coworking, dentre outras. É fato que esses ambientes e conceitos já estão consolidados em território catarinense e o melhor caminho para o Governo é o do entrincheiramento com as entidades do ecossistema, sem sobreposição de projetos ou estruturas.

Este ecossistema proporciona a interação com todos os atores dos serviços públicos, permitindo trocas de conhecimentos e experiências, articulação de parcerias, entre outras iniciativas, trazendo para as empresas diversos diferenciais de mercado, e entregando para a sociedade negócios mais conscientes, que geram economicidade e que sejam  sustentáveis.

Nidus é uma extensão da Diretoria de Tecnologia e Inovação – DITI, da Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina. Atua em ciclos, que se valendo da metodologia específica, consegue definir e lançar os desafios e oportunidades às startups e assim promover a inovação aberta.

Como Funciona

Programa de imersão do Poder Executivo no ecossistema de inovação catarinense, permite a troca de experiências e conexões, em especial com as startups e corporates.

O ciclo longo permite profundo conhecimento da metodologia, para que os órgãos participantes sejam capazes de aprender a metodologia e replicar no dia a dia do seu órgão.

O órgão já possui um desafio, o Nidus auxilia no mapeamento para extrair todas as informações e atua como um hub entre estado e startups, conecta diferentes partes do ecossistema em busca da melhor solução e fomenta um ambiente e uma cultura inovadora dentro do serviço público.

Este tipo de modelo além de o estado ganhar agilidade nas suas contratações e serviços prestados, apoia startups em seus empreendimentos inovadores, incentiva o empreendedorismo e a criação e exploração de novas tecnologias e modelos de negócio.

O ciclo híbrido é uma junção dos ciclos longo e curto, dura 12 meses e permite a mesma imersão na metodologia do ciclo longo, com sprints do ciclo curto, ou seja, entregas rápidas de soluções para problemas já identificados, com profundo conhecimento da metodologia, para que os órgãos participantes sejam capazes de aprender a metodologia e replicar no dia a dia do seu órgão.

Neste tipo de modelo o Nidus consegue ter uma visão geral dos possíveis pontos de inovação e estabelecer prioridades vinculadas a estratégia da instituição. Aqui os desafios são mapeados concomitantemente, com equipes diferentes, mas exige muito mais engajamento do órgão conectado.

Asian businessmen and businesswomen meeting brainstorming ideas about creative web design planning application and developing template layout for mobile phone project working together in small office.