Nidus

Diretoria de Saúde do Servidor

DESAFIO :

Perícia médica remota para os servidores do estado de SC

Descrição :

A Diretoria de Saúde do Servidor é responsável por executar, administrar e supervisionar as atividades relacionadas à saúde dos servidores de todo o Estado de Santa Catarina como, por exemplo, a implantação de seus benefícios de saúde e a instrução e acompanhamento no caso de capacidade laborativa afetada, seja por acidente de trabalho ou problema de saúde. Dentro dessa diretoria, há a Gerência de Perícia Médica, a qual é responsável pela gestão das atividades de perícia médica quando é solicitada uma avaliação para a concessão de licenças temporárias, recorrentes, ou, em alguns casos, o afastamento permanente do servidor.

A solicitação pode ser realizada por via judicial, administrativa ou pelo próprio servidor ao RH, sendo este o caso mais comum. Cada localidade conta com uma unidade de saúde onde os médicos peritos atendem os servidores. Entretanto, para algumas especialidades médicas, como psiquiatria e ortopedia, há apenas um perito especialista no estado todo, tornando necessário o seu deslocamento para outras unidades. Nesse caso, é levado em consideração a agenda do especialista (hoje o controle é feito pela unidade de saúde do perito, porém está sendo desenvolvido um sistema de agendamento online), o  deslocamento, diárias com estadia, etc. Em alguns casos, para agilizar o processo, o atendimento local é realizado por um perito geral, que registra as informações no prontuário eletrônico (sistema SIGRH) e, na sequência, é feita uma avaliação complementar por um especialista.

Apesar de estar sendo desenvolvido um sistema para agendamento online, e em alguns casos a avaliação documental remota por um perito especialista ajudar, ainda é despendido muito tempo (cerca de 15 dias) na convocação do perito para um atendimento presencial, isso gera absenteísmo nas perícias, gastos com deslocamento do perito e redução dos horários disponíveis para atendimento (visto que o perito deixará atender na sua unidade temporariamente).

Necessidade :

Buscamos uma solução que permita a realização remota da perícia, principalmente nos casos de psiquiatria e ortopedia. Para isso, pode ser que o processo ideal exija a participação de um perito geral no local e de um especialista de forma remota. Neste caso, a solução deve facilitar a comunicação entre esses profissionais.

Palavra Chave :

saúde, perícia médica, telemedicina.

STATUS :

Encerrado