Nidus

Monitoramento e análise de risco de desastres

DESAFIO :

Monitoramento e Análise de Risco de Desastres

Descrição do Desafio

A Defesa Civil de Santa Catarina é responsável por monitorar e analisar continuamente possíveis riscos relacionados a eventos meteorológicos, hidrológicos, geológicos e outros eventos severos em todo o estado. O monitoramento de eventos climáticos e meteorológicos é realizado por uma equipe de meteorologistas e hidrólogos, 24h por dia, 7 dias por semana. Durante o plantão, o técnico precisa acessar diferentes sistemas, relatórios, planilhas e fontes externas (como portais e sistemas do CEMADEN, ANA, EPAGRI). São analisados dados de estações hidro meteorológicas, imagens de radar e satélite, dados de raios, informações meteorológicas, marés, clima, entre outros. Com esses dados, o técnico aplica modelos de análise, avalia limiares e parâmetros (como acúmulo de chuva ou umidade do solo, etc). Sempre levando em conta a localização, visto que há áreas de maior risco, por exemplo, uma região próxima a um rio, encosta, ou, onde há uma obra em andamento.

Esse cruzamento de dados é feito de forma manual, o que dificulta a detecção e visualização das condições de risco pelo técnico.

Objetivo:

Integrar de forma automatizada os dados de diversas fontes, além de aplicar inteligência visando facilitar o monitoramento, aumentar a capacidade de previsibilidade e ter mais assertividade.

Áreas relacionadas

Business Intelligence & Analytics Software House Gestão