Nidus

Disseminação e comunicação de alertas de risco de desastres

DESAFIO :

Disseminação e Comunicação de Alertas de Risco de Desastres

Descrição do Desafio

Quando alguma ameaça é identificada, a COMAL (Coordenadoria de Monitoramento e Alertas) presta o serviço de alertar a população e outras instituições, tanto públicas como privadas. Os avisos meteorológicos são emitidos com até 3 dias de antecedência, enquanto que os alertas são emitidos com até 3 horas de antecedência.

Os avisos e alertas à população são disseminados nas redes sociais da Defesa Civil, como o site da instituição, Facebook, grupos no WhatsApp e Telegram, tudo de forma manual. Além dos canais próprios, também é utilizada a plataforma IDAP do Governo Federal para transmitir alertas de texto via SMS e TV Digital. O IDAP utiliza o Protocolo Comum de Alertas (CAP), mas os avisos meteorológicos da DCSC não utilizam este protocolo.

A vantagem do CAP é que a partir de uma única mensagem (em estrutura xml), é possível acionar diferentes dispositivos (tv, rádio, sirenes, painéis, site, redes sociais) em diferentes mídias (áudio, vídeo, texto). Hoje, os alertas de curtíssimo prazo são publicados apenas no formato de texto e imagem. Para os avisos meteorológicos com risco alto e muito alto, há um empenho em gravar vídeos e áudios para serem divulgados nas redes sociais.

Além de alertar a população em geral, a Defesa Civil comunica a situação para outras instituições do estado integrantes do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), a fim de tomarem as medidas necessárias. Porém, hoje, essa comunicação é feita por meio de um grupo no WhatsApp com representantes de cada órgão. Visto que não há uma comunicação integrada com esses atores, não é possível garantir que o alerta foi recebido e quais medidas foram tomadas.

Além disso, a Defesa Civil não possui um portal de consulta e visualização dos avisos e alertas na forma de mapas, gráficos e textos. Também não há controle de numeração e autenticação de cada aviso e alerta emitido e um banco de dados para consulta, visualização e análise do histórico.

Objetivo:

Divulgação de forma simultânea nas diferentes redes sociais e canais externos, assim como melhorar a disseminação de alertas à população e comunicação com outras instituições.

Áreas relacionadas:

Software House Gestão Marketing e Publicidade