Inovalab

Caixa de Ferramentas – Certificados digitais com dados variáveis

Certificados de de eventos, atividades e conclusões de cursos são uma necessidade constante no serviço público, além de serem também documentos importantes para os servidores que deles necessitam. Ao mesmo tempo, nem todas as áreas dispõe de plataformas e ferramentas que criam certificados automaticamente, e eventualmente, precisamos de produtos que carregam a identidade visual da atividade realizada, o que pode não ser possível para as ferramentas automáticas.

A partir dessa necessidade, o NIDUS apresenta na sua caixa de ferramentas um tutorial de como criar um certificado utilizando o Inkscape e a extensão NextGenerator. Confira o passo a passo abaixo. 

Esse tutorial é indicado principalmente para aqueles que pretendem usar modelos personalizados de certificados, diferente daqueles gerados por plataformas de eventos ou mais adequado com a identidade visual de um determinado produto ou evento.

Pontos fortes do Inkscape para essa tarefa

O Inkscape é um programa de edição de imagens vetoriais livre e gratuito bastante poderoso. Ele é utilizado de forma profissional e embora não seja o padrão de mercado, ele pode ser uma alternativa para o Canva e também para o Adobe Illustrator. Inclusive, o Inkscape também pode abrir e editar arquivos recebidos destes softwares.

As principais vantagens de se utilizar um software livre para esse tipo de tarefa é a certeza de que tanto o programa quanto a extensão utilizada sempre estarão disponíveis gratuitamente, além de que o acesso ao código fonte permite que servidores com capacidades técnicas possam modificar o programa, e até desenvolver scripts e extensões para utilizar no seu dia a dia. 

Outra vantagem é que utilizando o Inkscape não ficamos dependentes de acesso a internet, licenças de programas e assinaturas, então mesmo que você já conheça alguma maneira de criar certificados, esse tutorial também poderá te ajudar em situações distintas!

Criar um certificado com o Inkscape: é fácil!

Para desenvolver um certificado através do Inkscape você vai precisar primeiro de uma tabela com todos os dados dos participantes, e ela precisará ser salva em .csv, o que pode ser feito com o Excell, Google Planilhas ou mesmo LibreOffice Calc. O importante é que os dados precisam estar devidamente posicionados em uma coluna nomeada, conforme abaixo:

Na tabela em questão, o que nos interessa é a coluna “nomesobrenome”, ou a coluna D, e precisamos guardar o título dela para aplicar no NextGenerator.

Com isso, precisamos realizar o download do Inkscape, que pode ser feito diretamente pelo seu site para todas as plataformas Desktop (Windows, Mac e Linux), ou baixado diretamente de algum repositório, no caso do Linux, e também da loja da Microsoft. Note que nesse tutorial estamos utilizando a versão 1.2, a última disponível atualmente.

Com o Inkscape baixado, precisamos instalar a extensão NextGenerator, que pode ser baixada diretamente em seu Gitlab, via Git Clone, ou manualmente, conforme abaixo: 

Com a extensão baixada, é preciso verificar dentro do Inkscape qual a pasta local onde o compuador salva as extensões, o que pode mudar de acordo com cada Sistema Operacional. Dentro do programa é necessário abrir o menu Editar, no canto superior esquerdo, e procurar a aba preferências. E ali, selecionar Sistema, observando a linha “Extensões do usuário”, é nessa pasta que os arquivos do NextGenerator devem ser extraídos e salvos. Após esse procedimento, reinicie o aplicativo. 

Com o NextGenerator instalado, você já pode começar a criar a arte para seu certificado, para esse tutorial, utilizamos uma arte feita por outra servidora, no Canva. Ela deixou um espaço para colocar os nomes de cada participante, e é aí que entra a magia!

Abaixo mostro como o certificado é aberto dentro do Inkscape, ele foi importado com a importação externa, que é realizada ao selecionar essa opção ao abrir o arquivo.

Para usar a extensão precisamos realizar mais alguns passos simples, primeiro precisamos inserir a variável “nomesobrenome”, que é o nome da coluna em nossa tabela de dados .csv. Para isso, é só utilizar a ferramenta de texto do Inkscape, localizada na barra de ferramentas esquerda, e estilizar a fonte, tamanho, e afins, conforme a preferência. Os nomes seguirão as configurações escolhidas.

O resultado é mais ou menos assim:

A partir disso, podemos abrir o NextGenerator em Extensões, Exportar. Quando a janela abrir, precisamos conectar nossa tabela em “Input Options” (1), depois selecionamos o formato de arquivo que queremos exportar em “Output Options”, como imagens png e jpg, ou vetores como PDF, ps, e svg (2). Na ocasião os certificados foram fechados em PDF, por ser um formato mais universal e adequado para envio por e-mail. E por fim, selecionamos a onde o arquivo será salvo (3), podendo modificar também a forma como o nome dos arquivos será escrito.

Por fim, basta clicar em aplicar e deixar o programa rodar. Confira o vídeo do passo a passo explicado também em nosso youtube: https://youtu.be/KUy3rhEiReo