Inovalab

Autotranscendência: um conceito chave na busca do sentido da vida.

Autotranscendência é a faculdade essencialmente humana de dedicar-mo-nos à algo, alguém, obra ou causa que ultrapassa as barreiras do EU, é transcender-se, superar questões individuais assumindo uma postura mais humanista.

Para a Logoterapia, (terapia do sentido da vida) auto transcender é a primeira forma de encontrar um sentido pra vida.

Essa faculdade, como já disse, essencialmente humana de tirarmos o olhar do próprio umbigo e ir além, anda um tanto démodé seja pelo excesso de tecnologia, seja pelo falta de tempo, e tem gerado amplos, profundos e negativos reflexos na sociedade, essa cada vez mais ansiosa e depressiva, nitidamente sem um sentido de vida.

Sei que nem sempre podemos fazer o que gostamos, aliás isso é raro. Muitas vezes não temos um bom ambiente de trabalho, nem mesmo um bom ambiente familiar e em muitos casos não posso de imediato mudar a situação, mas certamente posso escolher retirar o olhar narcisista e olhar além de mim, encontrar algo que transcenda o meu EU trazendo sentido à vida. Algo pelo qual valha realmente a pena viver.

Estamos num momento atípico onde a toda hora somos chamados a participar de alguma live ou mesmo de algum desafio (tenho visto muitos como postar uma foto em PB, postar uma foto e marcar 10 amigos, etc), nada contra esses e tantos outros, pelo contrário, apenas aproveito a onda para desafiar você a tirar o foco de si e transcender. Quem sabe esse vazio, essa falta de sentido seja preenchido por algo ou alguém por quem valha a pena viver.

Francieli Parizotto Schulz