Inovalab

As 03 melhores plataformas de ensino para você turbinar seu currículo e decolar profissionalmente!

Há duas semanas, nesta coluna do Nidus Lab, compartilhei algumas dicas muito interessantes para você potencializar o seu aprendizado de idiomas, e no outro artigo, a importância de você dominar uma outra língua para ter acesso a mais informações e consequentemente, resolver problemas com mais facilidade.

Seguindo essa linha de aprendizado e desenvolvimento de novas habilidades (não só de línguas), hoje irei apresentar algumas plataformas robustas e reconhecidas nacional ou internacionalmente para que você aprofunde seu conhecimento em determinado assunto, conquiste um certificado destacado ou ainda aprenda algo novo.

Então vamos lá!

O ensino online, virtual ou EAD já está incorporado aos métodos de estudo e aprendizagem. Muita gente não gosta ou é desconfiada com o assunto, mas até por conta da pandemia com muitas aulas presenciais passando para o lado virtual, o que já era um caminho sem volta, teve uma antecipação brusca.

E nessa antecipação, estamos sendo bombardeados diariamente com ofertas de cursos online, seja de graduação, pós-graduação, cursos livres, métodos de trabalho, curso profissional, tem oferta até de cursos para fazer cursos!

Obviamente que nem todos são bons ou tem um material adequado, mas hoje vou apresentar 03 plataformas que certamente vão lhe ajudar a crescer profissionalmente e turbinar seu currículo:

1. edX – https://www.edx.org/

Essa plataforma, na minha opinião, é a melhor de todas. Fundada em 2012 por pesquisadores do MIT e Harvard, possui diversos cursos livres, profissionalizantes e até pós-graduações com ensino totalmente a distância.

O grande diferencial é que na plataforma são ofertados cursos de faculdades renomadas mundo afora. É possível fazer um curso de Harvard, MIT, Berkeley, University of Tokyo, Imperial College of London, Stanford, University of Toronto e outros.

E isso é realmente incrível, você pode encorpar seu conhecimento e currículo com um certificado de uma faculdade com reconhecimento mundial e por um valor bem acessível. E o mais legal é que alguns cursos são agrupados em blocos e ao completar determinada trilha”, você pode ter acesso a um certificado ainda mais robusto ou pode ainda validar parte de pós graduação no exterior.

Um exemplo disso é o curso de Supply Chain Management do MIT (melhor faculdade EUA), ao completar a trilha chamada de micromaster com 06 cursos e passar na prova final, esse certificado pode validar cerca de 20-25% de créditos em mestrados regulares selecionados no mundo agora. Pelas informações do edX, é possível validar até créditos no mestrado em engenharia da UFRGS em Porto Alegre-RS.

Da mesma forma, é possível adquirir um chamado de certificado profissional em disciplinas diversas, como gerenciamento de riscos, gestão pública, escrita profissional, projetos ágeis e outros. Tem muita coisa boa, com vasto material e programas muito interessantes. A plataforma ainda oferece várias outras possibilidades, que você pode conferir a explorando.

1. Courserahttps://www.coursera.org/

A coursera, assim como a edX possui convênios com faculdades renomadas e empresas líderes de mercado, ofertando uma lista bem grande e interessante de cursos dos mais diversos ramos do conhecimento.

O grande destaque dessa plataforma é o seu relacionamento com as empresas e a ofertas de cursos profissionais a preços bem acessíveis. Para se ter ideia, o Google disponibiliza um curso de formação profissional muito interessante por lá – Google IT Support Professional Certificate, que traz conhecimento necessários para trabalhar com suporte em TI.

A IBM e o Facebook também disponibilizam cursos profissionais em áreas de segurança de dados, análise de dados e marketing. Ou seja, você pode se dedicar em uma trilha online oferecida por uma empresa gigante e ter conhecimentos necessários para ingressar em um novo mercado de trabalho.

E outro curso que é muito recomendado é o de Negociações de Sucesso, da Universidade de Michigan, que é disponibilizado gratuitamente na plataforma. Então é possível ter um certificado de uma faculdade que está entre as top 25 do mundo, de uma tema super importante na nossa vida pessoal e profissional, gratuito.

1. ENAPhttps://www.enap.gov.br/pt/

A terceira plataforma da nossa lista é da ENAP – Escola Nacional de Administração Pública, uma escola de Governo tupiniquim, que não perde em nada para as estrangeiras, com conteúdos e cursos nas áreas de gestão, processos, inovação, auditoria, governança e muitos outros.

O mais legal da ENAP é que seus cursos livres são gratuitos, além de oferecer editais para pós graduações e várias oportunidades para servidores de todas as esferas e público em geral.

E assim como edX e Coursera, a ENAP oferece algumas trilhas de cursos, que quando concluídos, lhe dão um certificado mais robusto, que sem dúvidas, vão aprimorar sua qualificação e currículo.

Dentre as trilhas, destaco a Certificação em Ouvidorias, patrocinada e oferecida pela Controladoria-Geral da União, e também a de Preparação de Gestores Públicos, que qualifica o servidor para atividades de direção e assessoramento, e a queridinha Fundamentos da Transformação Digital, que vai dar um norte aos interessados em entender mais sobre inovação dentro do poder público.

Para concluir, como visto no texto, há tanto conteúdo bom publicado e disponível, em formatos amigáveis e lúdicos, que basta um pouco de motivação, energia e alguns cliques para acessar novos conhecimentos e evoluir profissional e pessoalmente.

Portanto, busque o curso que mais lhe interessa, encontre sua motivação, estabeleça sua meta, que pode ser concluir “X” cursos no ano, completar uma trilha robusta ou adquirir um certificado de uma instituição renomada e vamos nessa. O bom profissional é curioso, conclusivo e está sempre em movimento!