Nidus

Métricas de inovação

Em algumas oportunidades, ao apresentar um trabalho inovador, surge a pergunta:
“Ok, mas como vocês medem o impacto disso?”
Boa pergunta.
Sinceramente, alguns resultados ainda são difíceis de mensurar, ou como costumam dizer: intangíveis. Isso também pode variar conforme as métricas que cada organização considera importante.
Sabemos que a maioria das métricas que utilizamos hoje no trabalho, para mensurar qualquer coisa, foram importadas diretamente do chão de fábrica. Com a inovação, não é diferente. Para mostrar-se produtivo, muitos parecem voltar para a época em que a produtividade era mais universalmente observável: a era industrial.
Pensando no tipo de trabalho e nas tecnologias disponíveis que temos hoje, nos parece absurdo medir – por exemplo – mudança de mindset. Seria em quantidade de horas? Tempo e dinheiro são os únicos recursos que todos compreendem de maneira uniforme, mas nem tudo pode ser enquadrado nessas métricas.
Ainda assim, intangível não significa necessariamente imensurável, e alguns critérios podem, e devem, ser definidos para que possamos medir o impacto de uma proposta que pretende impactar e criar, não só inovações, mas também inovadores no setor público.

Métricas que importam

Quando estamos inovando no setor público, devemos definir métricas significativas e representativas. Algumas vezes, em fases iniciais, podemos definir uma única métrica que seja importante.
Em um mundo de mudanças constantes e múltiplas oportunidades, o setor público ainda carece imensamente de inovação, sendo assim, deve aceitar assumir alguns riscos que precedem o questionamento sobre métricas. Seria prudente permitir a inovação com critério simplificado, adequado a uma nova era: “Não estávamos tentando inovar” – “Agora, isso é importante e estamos trabalhando para isso”.
Alguns gestores, parecem querer medir a velocidade da internet, antes de ter acesso à internet. Logicamente, quando não sabem como medir algo que não possuem, negam a possibilidade de seguir em frente.

Métricas de não inovar

O custo de não inovar no setor público é esse que estamos vendo todos os dias no noticiário, nas timelines e nos grupos de WhatsApp. Toda a ineficiência e corrupção observadas rotineiramente, podem ser métricas que representam o custo de não inovar. Em economia, é o chamado custo de oportunidade.
Estamos deixando de tentar algo novo, e assumindo riscos piores. Se seguirmos assim, podemos considerar que Roberto Campos acertou ao apontar que “o Brasil não tem a mínima chance de dar certo.”

Métricas humanas

Somos mais do que números, somos pessoas. Temos ideias e sonhos. As maravilhas produzidas por técnicas de Big Data e Data Analytics não podem superar a humanidade do Ser, sempre teremos que considerar medir o que importa. Uma única vida é sempre 100%.
Algumas coisas ainda não são possíveis de mensurar, outras seguem naturalmente mensuráveis, sem a necessidade de métricas. A inovação aumenta a confiança do (e no) servidor público. A confiança é um bem intangível que adquire valor crescente em um mundo saturado de informações falsas. Humanos confiam mais em humanos do que em máquinas (e até mesmo do que em números). Confiança não se mede em quantidade de horas ou reais $, ela é construída através de interações e experiências.
Quando olhamos para os “cliques”, “acessos”, “visualizações”, “sentimentos” – métricas comuns para as tecnologias de informação e comunicação – não poderíamos imaginar, há poucas décadas, que elas estariam disponíveis e acessíveis hoje tão facilmente.
Da mesma forma, somos confiantes de que a inovação no setor público tenha, em breve, métricas mais significativas. Por aqui, sigo trabalhando para criá-las.
Seguimos.

*Photo by Daniel Mccullough – Unsplash

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.