governo

              O principal objetivo do Nidus é promover a inovação aberta no governo de SC, o que permite que todos os órgãos públicos do governo de SC, usufruam do ecossistema que o Nidus está inserido, gerando conexão com startups, a cultura de inovação e que estes desenvolvam novos métodos de desenvolvimento do setor público para melhorar o serviço que é entregue ao cidadão.

                  Estar imerso neste ecossistema, promove hubs necessários em inovação, para tornar o estado num living lab, permitindo a criação de soluções aplicadas aos problemas reais do estado de Santa Catarina, fazendo com  que as ideias sejam validadas e possam ganhar mercado, sejam repetíveis e escaláveis, de modo a gerar oportunidades de negócios aos participantes, impactando positivamente o mercado com o uso da tecnologia e modelos de negócios inovadores.

                 Dentre as alternativas observadas nos estudos de viabilidade, a utilização de hubs de inovação com verticais de governo desponta como a mais assertiva em termos de resultados e custos para o Estado. Essa decisão está baseada na visualização da dinâmica do próprio ecossistema de inovação, em especial o catarinense, que extrai com fluidez todas as potencialidades dos arranjos de inovação já existentes, tais como os laboratórios de inovação, incubadoras de startups, virtualizações, plataformas abertas, coworking, dentre outras. É fato que esses ambientes e conceitos já estão consolidados em território catarinense e o melhor caminho para o Governo é o do entrincheiramento com as entidades do ecossistema, sem sobreposição de projetos ou estruturas.

             Este ecossistema proporciona a interação com todos os atores dos serviços públicos, permitindo trocas de conhecimentos e experiências, articulação de parcerias, entre outras iniciativas, trazendo para as empresas diversos diferenciais de mercado, e entregando para a sociedade negócios mais conscientes, que geram economicidade e que sejam e sustentáveis.

           Nidus é uma extensão da Diretoria de Tecnologia e Inovação – DITI, da Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina. Atua em ciclos, que se valendo da metodologia específica, consegue definir e lançar os desafios e oportunidades às startups e assim promover a inovação aberta.

COMO FUNCIONA

Ciclo Longo: Programa completo de inovação aberta

 

               A imersão do Poder Executivo no ecossistema de inovação catarinense, em especial das startups e corporates, permite a troca de experiências e conexões. O ciclo longo permite profundo conhecimento da metodologia, para que os órgãos participantes sejam capazes de aprender a metodologia e replicar no dia a dia do seu órgão.

                A  cada seis meses é realizada a seleção dos órgãos interessados em fazer parte do ecossistema de inovação que o Nidus está inserido, por meio de edital específico.

                A seguir características e etapas do ciclo:

  • Duração 6 meses;
  • 2 órgãos no máximo por semestre;
  • Formalização do termo de adesão e compromisso com  o  laboratório de inovação aberta do governo de Santa Catarina,  na  modalidade  de cooperado;
  • Equipe pode se estabelecer fisicamente no laboratório durante o programa;
  • Participação em programa de capacitação em inovação para setor público;
  • Participa ativamente da descrição e validação dos desafios e oportunidades que o órgão pretende solucionar;
  • Prospecção das startups;
  • Acompanhamento de Startups;
  • Onboarding;
  • Alinhamento corporate (governo) e Startup;
  • Auxílio para elaboração do processo de licitação e contratação da solução;
  • Responsabilidade financeira para contratação é do órgão demandante.

 

Ciclo Curto: Programa de conexão entre órgão públicos e startups

              No ciclo curto o Nidus atua como um hub entre estado e startups, ou seja, conecta diferentes partes do ecossistema em busca da melhor solução para o estado de Santa Catarina e fomenta um ambiente e uma cultura inovadora dentro do serviço público.

             Este tipo de modelo além de o estado ganhar agilidade nas suas contratações e serviços prestados, apoia startups em seus empreendimentos inovadores, incentiva o empreendedorismo e a criação e exploração de novas tecnologias e modelos de negócio.

        O ciclo inicia-se com uma demanda pontual, seja do órgão demandante que possuí um desafio específico ou parte de startups/empresas que possuam soluções de interesse público.

Estas conexões com startups oportunizaram o conhecimento e estudo para contratação de novos métodos, soluções e ferramentas, como gamificação para mapeamento de competências de servidores, a utilização de realidade aumentada em ocorrências policiais ou gestão do plano de saúde com uso de ciência de dados.

              A seguir características e etapas do ciclo:

  • Demanda de conexão inicia:
    • No órgão (preferencialmente Getin) que possui desafio ou oportunidade a ser solucionado, encaminha a demanda por email ou via site Nidus;
    • Demanda parte da startup/empresa para apresentação de solução ao estado por email ou via site Nidus;
  • Formalização do termo de adesão e compromisso com  o  laboratório de inovação aberta do governo de Santa Catarina,  na  modalidade  de conectado;
  • Mapeamento e detalhamento do desafios/oportunidades, com metodologia específica para Getin e/ou responsável demandante do órgão;
  • Prospecção das startups;
  • Processo de contratação responsabilidade do órgão demandante;
  • Não existe número máximo de órgãos atendidos, conforme demanda.

Entre ciclo longo e curto, espera-se atender 50% dos órgão estaduais até 2022.

DESAFIOS ABERTOS

PARCEIROS

localização

ACATE - Associação Catarinense de Tecnologia

Linklab Primavera
Rodovia SC 401, 4100 - Km4 - Saco Grande, Florianópolis - SC, 88032-005

HORÁRIO DE EXPEDIENTE
ADMINISTRATIVO

Das 12h às 19h, de
segunda à sexta-feira

nidus@sea.sc.gov.br

E-Mail Nidus

ACATE - Associação Catarinense de Tecnologia

Linklab Primavera
Rodovia SC 401, 4100 - Km4 - Saco Grande, Florianópolis - SC, 88032-005

HORÁRIO DE EXPEDIENTE
ADMINISTRATIVO

Das 12h às 19h, de
segunda à sexta-feira

nidus@sea.sc.gov.br

E-Mail Nidus

ACATE - ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE TECNOLOGIA Linklab Primavera

Rodovia SC 401,4100-km4-Saco Grande, Florianópolis-Sc, 88032-005

Horário de expediente administrativo das 12h às 19h, de segunda à sexta-feira

E-Mail Nidus nidus@sea.sc.gov.br

 

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS SEA - NIDUS - LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO DO GOVERNO DE SANTA CATARINA | DESENVOLVEDOR - SEA/GETIC