Inovalab

Gestão de bens intangíveis

DESAFIO :

Gestão de Bens Intangíveis

Descrição do Desafio

Mapear, cadastrar, valorar, controlar e acompanhar o desempenho dos ativos públicos intangíveis do Estado, em especial os softwares, garantindo qualidade das informações gerenciais, o compartilhamento dessas informações entre os diversos órgãos e entidades do Poder Executivo e a integração dessas informações com outros sistemas corporativos.

Por que isso é um problema?

Os ativos intangíveis possuem alto valor para as atividades públicas. São considerados essenciais para o bom desenvolvimento dos serviços públicos. Tratam-se de softwares, marcas, patentes, pesquisas e desenvolvimento de tecnologias,  de processos, etc. 

Atualmente não há, no âmbito da SEA, nem do Governo do Estado, ferramentas e metodologias consolidadas para a gestão e o controle desses ativos. 

A gestão desse patrimônio envolve todos os órgãos e entidades do Poder Executivo pois esses ativos encontram-se nesses órgãos. Não há ainda, uma base de dados e informações que permita identificar o volume e a localização desses ativos. 

As normas técnicas de contabilidade pública atuais, exigem que esses ativos sejam destacados dos bens móveis e recebam tratamento diferenciado, tanto em termos de registro contábil e consequentemente em termos de controle e gestão desses ativos. 

Não encontramos, nas pesquisas e estudos realizados em diversos órgãos públicos e acadêmicos do país, inclusive no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, metodologias consolidadas ou mesmo ferramentas de TI que permitam a implementação da gestão desses ativos.

STATUS :

Encerrado