Inovalab

Dasafio realidade aumentada

DESAFIO :

Hands-free para o policial em campo

Descrição do Desafio

A Polícia Militar de Santa Catarina possui lugar de destaque nacional dentre as instituições de segurança pública, em face das inovações tecnológicas aplicadas ao policiamento ordinário. O seu principal Sistema utilizado pela PMSC é o PMSC Mobile, o qual é utilizado para gerar, despachar ocorrências, lavrar boletins e estruturar o banco de dados dentro outras funções. O que se deseja é aplicar inteligência a partir dos dados utilizando-se de realidade aumentada: busca-se utilizar realidade aumentada para visualizar em tempo real os dados já georreferenciados das ocorrências e dos demais bancos de dados, visando potencializar a ação policial em campo.

Por que isso é um problema?

Atualmente a Polícia Militar de Santa Catarina utiliza smartphones e tablets que integram o sistema de despacho de ocorrências. Em tais equipamentos é possível gerenciar ocorrências, lavrar boletins, consultar pessoas entre outras funcionalidades. Aplicando inteligência sobre os dados e com ajuda da realidade aumentada, os policiais militares poderiam ter uma base de pesquisa com suporte nas imagens do terreno em que estão atuando. Assim, visualizando, em tempo real, na palma de sua mão ou em óculos de realidade aumentada ao ocorrências ou informações de cunho operacional que possam agilizar a prestação de serviço, consequentemente, aumentando a produtividade e diminuindo o tempo resposta para os demais atendimentos.

Referências e Recusrsos Adicionais:

Polícia holandesa vai usar realidade aumentada para combater o crime: Canal tech
Departamento de Polícia de Nova Iorque usa a Location-Based VR para treinamento de tiro: Casamais
Óculos ajudam polícia chinesa a identificar criminosos: Tech ao minuto

Quem Pode Participar?

Empresas, negócios de impacto, entidades privadas sem fins lucrativos, Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica (ICTs) públicas e privadas, cidadãos brasileiros e estrangeiros em situação regular no país, a partir de 18 anos de idade, individualmente ou em grupo.

STATUS :

Encerrado