07 dicas para você se manter motivado e enfrentar os desafios de cabeça erguida

07 dicas para você se manter motivado e enfrentar os desafios de cabeça erguida

Olá pessoal! No último texto para o Nidus Lab, apresentei 03 plataformas incríveis de ensino online para você desenvolver novas habilidade e turbinar seu currículo. Descobrimos cursos muito legais no edX, Coursera e ENAP e espero ter estimulado a curiosidade dos leitores e quem sabe a matrícula em algum dos cursos.

E matrícula em cursos hoje em dia é o que não falta, não é mesmo? Além dessas plataformas que apresentei são tantas outras.. Udemy, pós graduações, cursos de idiomas, certificações, tem até cursos aqui no linkedin. A chance de você estar matriculado em um curso online atualmente é grande, mas a pergunta relevante é: Você irá terminá-lo?

Começar e terminar tarefas complexas, ainda mais falando de estudos é sempre um desafio. Percorrer os caminhos de um curso ou alguma tarefa difícil no seu dia a dia requer, acima de tudo, motivação.

E é sobre isso que iremos tratar no artigo de hoje, irei trazer 07 dicas para você se manter motivado e com isso ser ainda mais conclusivo e feliz:

 1. Tenha Sonhos  

Se tem uma coisa que vai lhe guiar e forçar sua motivação são seus sonhos. Eles que vão lhe dar o empurrão de agir inicial e a vontade de atingi-los vai lhe fortalecer durante toda a jornada. Se em algum momento estiver desestimulado, lembre-se porque começou e onde quer chegar.

2. Escolha objetivos que lhe interessam

Os sonhos nos motivam, sem dúvidas, mas podem ser muito amplos. É preciso estabelecer objetivos a serem alcançados e com isso agir para se conseguir o que quer. Objetivos dão direção e algo para focar e também possuem um ponto final de chegada.

3. Estabeleça metas

As metas são muito importantes durante a jornada e concluí-las, irá renovar sua motivação. Ao ler um livro, por exemplo, estabeleça que irá ler 04 páginas por noite ou quem sabe 01 capítulo por noite. Você se sentirá feliz e recompensado por ter concluído uma etapa e mais ainda quando manter a sequência ao longo das noites na sua semana.

4. Torne seu objetivo público

Por mais que não seja bom contar todos nossos sonhos para as pessoas ao nosso redor, falar sobre nossos objetivos para um círculo próximo ou escrevê-los para nós mesmos, equivale a fazer uma promessa, e você não vai querer quebrá-la, não é mesmo?

5. Mantenha-se positivo

Pensamentos positivos conduzem a ações positivas e afirmações positivas vão ajudar você a alcançar seu objetivo. Pensamentos como “você consegue”, “você é capaz”, “vai dar certo”, vão te impulsionar e tornar a atividade mais fácil e produtiva. Se acha besteira, experimente fazer uma tarefa com a frase “eu não vou conseguir” na cabeça..

 6. Não faça sozinho

Uma das formas de se manter motivado é encontrar pessoas ou até um professor com quem você possa trocar experiências e aprender. O apoio de outras pessoas para você seguir firme vai lhe dar um gás extra na sua motivação. E o que é mais fácil, estudar um idioma sozinho ou com mais alguém ou com professor lhe guiando?

7. Utilize recompensas e comemore!

Prometa a você mesmo algum tipo de recompensa para cada vez que você completar uma etapa ou tarefa. Usando o exemplo do livro, ao terminar de ler o atual, você irá se presentear com um novo no final de semana. Ou se entregar aquele projeto no prazo, irá celebrar com um jantar ou passeio. Essas pequenas recompensas lhe trarão mais energia e motivação, sem dúvidas.

Acredito que o grande aprendizado dessas dicas é que precisamos ser leves, fazer as coisas com determinação, energia e disciplina, sempre motivados por sonhos maiores. Os desafios e tarefas complexas se apresentarão até o resto de nossas vidas, que os enfrentemos motivados e de cabeça erguida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *